quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

LIVRO "DOMINIQUE", DE EUGÈNE FROMENTIN

Sinopse: O autor, Eugène Fromentin, foi um pintor, exímio observador das paisagens e suas transformações, tanto naturais quanto sociais, seja nos campos ou na mais vibrante capital de seu tempo, Paris. Em Dominique, ele também mostra sua capacidade de dar vida às paisagens internas, feitas de emoções contraditórias e pensamentos incertos. Fortemente inspirado na vida do autor, o romance começa de mansinho e, quando menos se espera, nos arrebata num intenso fluxo de sentimentos e dúvidas do qual só será possível escapar lendo até a última página.

O jovem Dominique está no olho do furacão, entregue a um amor irrefreável e, ao mesmo tempo, impossível. Ele buscará conquistá-lo, mesmo que isso signifique entrar em conflito com seus próprios princípios e valores. Em contato com sua intimidade mais cálida, mergulhamos na angústia, no desespero e, também, na esperança de alguém que se entrega ao seu destino, por mais cruel que possa parecer.

Hoje em dia, quando as relações humanas estão tão virtualizadas, é apaixonante ler um romance que nos confronta diretamente com o humano. Por isso, Dominique é um livro raro, em muitos sentidos. O que apenas realça o valor da iniciativa da Gayo Editorial de apresentá-lo ao leitor brasileiro.
Maurício Ayer, tradutor

Veja o Que Dizem Sobre a obra:
Eugène Fromentin (1820-1876)

A notoriedade de Eugène Frometin se deve principalmente a sua obra como pintor. Nasceu em 1820 na pequena cidade de La Rochele, na costa atlântica da França, onde se destacou como aluno brilhante no ensino secundário. Em 1839, foi estudar em Paris. Após obter o diploma de Direito, passou a frequentar os ateliês e ter aulas com os pintores Jean Charles Rémond e Louis Cabat.

Em 1846, Fromentin foi pela primeira vez à Argélia, país que visitaria outras vezes, e voltou à França cheio de ideias e esboços. Produziu não apenas quadros retratando a paisagem do norte da África e a cultura árabe, mas também relatos de viagem, como a série difundida pela Revue de Paris (Revista de Paris), de junho a dezembro de 1854, intitulada Um verão no Saara. Publicou outras reportagens na Revue des Deux Mondes (Revista dos Dois Mundos).

Sua aguçada sensibilidade para as paisagens e personagens lhe seria de grande valia na criação de sua obra-prima literária, o romance Dominique, editado pela primeira vez em 1862. Pelo conjunto de sua obra, Fromentin foi indicado para a Academia Francesa em 1876. Neste mesmo ano, veio a falecer, em sua cidade natal, poucos dias após ser acometido de uma enfermidade rápida e fulminante.

“Dominique é dedicado a George Sand, foi publicado na Revue des Deux Mondes em maio de 1862. É considerado um dos romances mais notáveis do século XIX”
Wikipedia

“Não existe muita diferença entre Fromentin e a sra. Gaskell. Ambos tem a mesma delicadeza de textura, a mesma precisão de estilo e a firmeza de toque num teclado deliberadamente restrito”
The Spectator, Londres

“As pinturas de Fromentin mostram apenas um lado do seu talento, que talvez seja ainda mais felizmente expressa na literatura. Dominique, publicado pela primeira vez em 1862, é notável entre a ficção do século
XIX, por sua observação imaginativa”
Enciclopédia Britannica

“Fromentin também publicou suas notas de viajem. Mas sua obra-prima é o romance psicológico Dominique em que evoca a triste experiência amorosa de sua mocidade em Paris”
Enciclopédia Mirador

Serviço:
Autor: Eugène Fromentin
Editora: Gayo
Preço: R$ 31,50
Para adquirir ou saber mais: Clique aqui.

Nenhum comentário: