sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Alzira de Souza Umbelino Cardillo e o livro Histórias para mães dormirem


Alzira de Souza Umbelino Cardillo
é mineira, da cidade de Itabira, formada em Letras, pós-graduada em Leitura e Texto e Mestra em Literaturas de Língua Portuguesa pela Puc Minas. A escritora Alzira é também professora e cantora pop-lírica. Coautora em duas publicações anteriores, em 2013 foi uma das 15 selecionadas do “Prêmio Sesc Brasília de Literatura Infantil Monteiro Lobato” com o conto JOANA JOANINHA, constante na coleção de contos da instituição. Seu primeiro livro individual foi o MONA, infantojuvenil publicado em 2015. Em 2019 lançou INTERIOR DE MIM, volume em versos.
 
ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Alzira Souza Umbelino Cardillo: Escrevo desde a infância, muito criança já escrevia poeminhas, quadras na maioria, de rima fácil, muito bobinhas. Mas era o despertar do gosto pela escrita. Junto com a escrita veio o gosto pela leitura, ou vice-versa. Sempre li muito, por gosto e por obrigação. A minha formação acadêmica sempre exigiu muitas leituras, evidentemente, mas nunca deixei de ler e escrever por prazer, por menos que imaginasse um dia publicar meus textos.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Histórias para mães dormirem”. Poderia comentar?

Alzira Souza Umbelino Cardillo: “Histórias para mães dormirem” é uma seleção de contos escritos durante alguns anos. Em um momento percebi que tinha um bocado de textos com mães protagonistas e considerei-os bons. Resolvi escrever alguns mais, devagar, e juntá-los em um volume.

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Alzira Souza Umbelino Cardillo: Meu hábito de escrita é noturno, raras vezes escrevo à luz do dia. De dia estudo, leio, faço resumos, resenhas, essas coisas. Quanto às inspirações, elas veem da vivência, das experiências, das leituras, das conversas, até mesmo dos jornais. O cérebro liquidifica tudo e em um determinado momento as informações todas fazem surgir uma história. Ela chega devagarzinho, como um fiapo de lã presa ao novelo, e a gente vai puxando, puxando, tecendo, arrematando, até que o texto acontece.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?  

Alzira Souza Umbelino Cardillo: Selecionei os contos que mais gosto, então é difícil dizer de um. Mas, o conto “Astronauta”, que ilustra a capa do livro, é um conto que gosto de reler. Digamos que seja, para mim, especial.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Alzira Souza Umbelino Cardillo: Pelo site da editora é possível adquirir o livro e saber mais de mim. No caso de um convite para bate-papo, também é possível pela editora, através do telefone/whatsapp, abaixo:
https://conhecimentolivraria.com.br/produto/historias-para-maes-dormirem/

(31) 3273.2340 / (31) 3243.9392

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?

Alzira Souza Umbelino Cardillo: Praticar o exercício da leitura e da escrita, é fundamental. Persistência, dedicação, vontade e continuidade.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Alzira Souza Umbelino Cardillo: Sim, vários. Um outro livro de contos está na forma para 2021.

Perguntas rápidas:

Um livro: Dom Casmurro, de Machado de Assis
Um ator ou atriz: Tom Hanks    
Um filme: As aventuras de Pi
Um hobby: Cozinhar
Um dia especial: Publicação do primeiro livro

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Alzira Souza Umbelino Cardillo: O livro “Histórias para Mães Dormirem” foi escrito por uma mãe de duas filhas para mães, principalmente. Mas também para pais biológicos e adotivos, pais espirituais, tios e primos, porque as inesgotáveis singularidades de uma mãe devem ser sempre mais conhecidas e apreciadas.

Nenhum comentário: