terça-feira, 19 de agosto de 2008


ENTREVISTA:
Ademir Pacale: Como foi o início da carreira de Martha Argel na literatura? Martha Argel: Escrevo desde criança, mas por muito tempo não mostrei a ninguém meus textos de ficção. Uns dez anos atrás, tomei coragem e deixei alguns amigos lerem uns contos que escrevera havia pouco tempo. Meses depois, uma das amigas me sugeriu entrar em contato com uma amiga dela, que publicava textos pela internet. Eu não sabia, mas ela era dona de uma das primeiras editoras de livros eletrônicos do Brasil, a VBS. Mandei um conto, meio descrente de que daria em algo. Alguns dias depois, me ligaram de volta, e pela primeira vez fui chamada de escritora! Tinham gostado muito de meu conto, e queriam saber se tinha material suficiente para um livro de contos. Eu tinha, e já havia até escolhido um nome: Contos Improváveis. O e-book saiu em 1999, e em 2000 foi publicado em papel, pela Writers. Nunca imaginei uma carreira literária, só queria ter um livro para que meus amigos lessem, mas uma coisa puxou outra: em 2000 saíram, também pela Writers, meu segundo livro de contos, Olhos de Gato, e uma antologia que coordenei, Lugar de Mulher é na Cozinha. Em 2002, saiu Relações de Sangue, meu primeiro romance e primeiro livro por uma editora comercial. Em 2003, publiquei por conta própria O Vampiro de Cada Um. Em 2006, a Landy Editora publicou O Livro dos Contos Enfeitiçados. O ano de 2008 está sendo de antologias: participei de Amor Vampiro, pela Giz Editorial, que reúne sete autores (além de mim, Giulia Moon, André Vianco, Adriano Siqueira, Regina Drummond, J. Modesto e Nelson Magrini) e está para sair uma outra antologia vampírica. Além disso, organizei, junto com Humberto Moura Neto, O Vampiro Antes de Drácula, uma antologia de contos do século XIX, que está para ser publicada. Ademir Pascale: Quais são suas influências literárias?Martha Argel: Acho que fui muito influenciada pelo que lia quando pequena, principalmente Júlio Verne, Monteiro Lobato, e...
Para ver o restante da entrevista acesse o link: www.cranik.com/entrevista89.html

Nenhum comentário: